COMO USAR GRAVATA BORBOLETA

A gravata borboleta sempre fez parte do traje formal, em alguns casos, com as cores bem determinadas pelo dress code, como em eventos que exigem o traje Black Tie ou White Tie.

image

Mas não só de eventos formais sobreviveram as borboletas, elas também fizeram parte do vestuário de homens como Winston Churchill e Frank Sinatra. Sem falar de personagens como nada mais, nada menos que: Bond, James Bond.

image
image

Os exemplos mostram a imagem que a gravata borboleta carregou por anos a fio: a elegância acompanhando uma posição de poder que, por sua vez, exigia certa formalidade no visual, mas com uma inegável dose de irreverência envolvida para balancear o status quo.

Mas é justamente por seu passado glorioso e pela versatilidade do vestuário masculino nos dias de hoje, que a gravata borboleta está de volta.

image

Pouco a pouco ela foi ganhando adeptos que a incluíram no visual cotidiano de forma bem natural. Agora mais do que nunca ela está também presente em casamentos que deixaram de ser ultra tradicionais, marcando presença no traje do noivo e dos padrinhos, variando em cores e tonalidades.

image

Por conta da flexibilidade que o dress code foi adquirindo, dependendo da situação, tem muita gente querendo incluir a peça no visual por aí mas se perguntando: como usar gravata borboleta?

Por isso, algumas dicas são muito bem-vindas:

Se é para gravata, é para borboleta 

image

Foto: So I See Fotografia

Se a ocasião pedir o uso de uma gravata, a gravata borboleta pode ser considerada sim. Para usar uma gravata borboleta, a camisa precisa ser social, pois será abotoada até o colarinho. Mas não necessariamente é preciso que o traje seja inteiro formal, um visual moderno aceita muito bem gravata borboleta com calça jeans, sarja ou outros tecidos mais casuais e tênis. Por que não?

A gravata borboleta como expressão

Na verdade, quando decidir usar uma gravata borboleta, não espere que ela passe uma mensagem por você, é você quem deve ser expressar através dela. Por isso, na hora de usar é preciso estar confiante e escolher  entre cores e estampas que coordenem não apenas com o traje e com a ocasião, mas também com a sua personalidade.

image

Foto: Rafael Côvre Fotografia

Descolado não é relaxado

Uma gravata borboleta em cores e estampas mais vivas pode ajudar a projetar uma imagem moderna, descolada, mas não por isso menos elegante. Lembre-se que ela deve acompanhar uma camisa abotoada até o final, então é preciso ter cuidado na hora de coordenar o traje e não perder o foco.

image

Esteja aberto a outros acessórios

Outros acessórios podem ser considerados quando o objetivo é criar um visual moderno e com mais personalidade com a gravata borboleta, como um suspensório ou meias descoladas. Esteja sempre aberto, pois as opções estão aí para te ajudar a deixar a sua marca.

image
image