COMO USAR GRAVATA SLIM

image

É verdade que a gravata foi se adaptando aos diferentes gostos e cortes mais modernos de traje. A gravata slim é aquela com a largura da ponteira (a parte mais larga da gravata) mais fina, entre 4 e 6 centímetros. A diferença é pequena, mas é facilmente percebida e pode mudar a mensagem que o traje vai passar.

Quando usar a gravata slim

O modelo slim é considerado mais descolado que o modelo tradicional mas não menos formal. Com o tecido e coordenação certos, você garante toda a formalidade da situação, sem perder o ar de contemporaneidade do traje. 

A gravata Slim tem ganhado cada vez mais adeptos, tanto para o dia-a-dia, para os ambientes de trabalho que demandam o uso da gravata, quanto para eventos que pedem um traje formal com gravata, mas que não sejam tão tradicionais, como uma festa de casamento ou formatura.

image


image

Foto: Jennifer Andrade

Gravata slim com traje slim

A gravata slim deve ser usada com um traje com o corte slim. É preciso considerar que a largura da lapela do paletó deve ser proporcional à largura da gravata. Então, se você tem um terno Slim, nada de usar uma gravata tradicional, ficará melhor coordenado com a gravata slim. A proporção deve ser levada em conta para a escolha da camisa também, ficando melhor com um colarinho mais curto, por exemplo.  

Tipo físico

Não existe um tipo físico ideal para a gravata slim, mas é interessante considerar a proporção de todo o traje. Caso esteja usando o traje completo, com paletó, a gravata deve seguir o corte do traje, como explicado acima. Caso a gravata seja usada apenas com a calça e camisa, é preciso considerar o porte de cada pessoa e a proporção da gravata com a camisa. Em pessoas acima do peso ou muito musculosas, a gravata slim pode não ficar proporcional, deixando a camisa muito exposta, podendo optar então pelo modelo regular. 

image

O nó da gravata

O tipo de nó também deve ser considerado quando for usar a gravata no modelo slim, pois nós mais grossos podem ficar muito exagerados, não é? Os melhores tipos de nó para serem usados com a gravata slim são aqueles pequenos e assimétricos, como o Four in Hand ou um Half Windsor.

Acessórios para acompanhar

A gravata slim tem um grande aliado, o prendedor. O acessório não é apenas um complemento estiloso para o visual, ele tem a função de prender a gravata junto a camisa e deixar a pessoa mais à vontade para se movimentar. Ele pode ser coordenado com a cor da gravata, criando um contraste bem bacana no traje, ajudando a dar um toque pessoal.

image