COMO USAR PRENDEDOR DE GRAVATA

O prendedor de gravata tem a função de manter a gravata bem alinhada e (presa) ao corpo, garantindo mais liberdade de movimento para as atividades do dia-a-dia, como lavar as mãos, escovar os dentes, almoçar e por aí vai.

image

Ok. Esta é a parte prática do prendedor. É preciso levar em conta que ele é mais um elemento de destaque no traje e, por isso, ele pode ser usado no modo “quero que fique discreto” ou no modo “quero uma composição criativa”.

Modo discreto

O modo discreto é bem simples, basta escolher as cores mais neutras, como preto ou prata ou que não destoe muito do restante do traje. Ele não vai se destacar tanto e a gravata continuará sendo a principal peça a chamar a atenção para a região.

image

Modo composição criativa

Aqui o que está em jogo é a coordenação de cores entre o prendedor e a gravata. Por exemplo, cores próximas ou tom sobre tom. Também é possível fazer uma brincadeira entre cores quentes e frias, que sejam complementares, e que podem ajudar a criar um contraste para destacar os dois elementos de uma forma mais criativa.

image
image

Qual o lugar certo?

Posicionar o prendedor não tem mistério. A regra básica é que ele deve ficar na altura do peitoral, fixado entre a terceira e a quarta casa dos botões da camisa, contando de cima para baixo. Isso porque, se for colocado muito acima, o acessório perde sua função de prender a gravata. Se posicionado muito abaixo, além de direcionar o olhar para a barriga, não ficará exposto quando usado junto com o paletó. 

image