COMO COMPRAR GRAVATAS ONLINE

Poder comprar sua gravata online é uma maravilha. Além de não precisar se deslocar, quem é que nunca passou horas ou dias namorando o mesmo produto na internet até finalmente tomar uma decisão? Para ter uma experiência semelhante a de comprar na loja física, basta imaginar o que você gostaria de saber se estivesse por lá. Muitas informações você pode encontrar na loja online e tirar todas as dúvidas.

Conheça seu estilo

Sim, faça uma autoanálise sobre os modelos de gravata que você se sente mais confortável ao usar, o que você já tem no seu armário e o que você gostaria de poder mudar. Existem diversos formatos de gravatas disponíveis, como o regular, o slim, a borboleta e suas variações.

image

O importante é conhecer o seu estilo, do mais básico ao mais ousado, não faltam opções.

image

Mas o fato de basear as escolhas apenas no que costuma usar com mais frequência, não quer dizer que você não possa testar outras possibilidades de vez em quando para sair do lugar comum e descobrir visuais bem estilosos, como uma gravata no modelo slim, uma gravata de tricot de seda com o bico quadrado para variar um pouco do modelo tradicional, ou mesmo uma gravata borboleta para uma ocasião especial, como uma festa de casamento ou formatura, por exemplo.

image

Pense nas proporções

A largura da ponteira da gravata deve ser proporcional à largura da lapela do seu paletó ou blazer. Com os ternos tradicionais, com a lapela mais larga, o ideal é o uso com uma gravata regular. Mas se o traje for mais moderninho, como um slim, com largura da lapela mais fina, a gravata slim é a escolha certa.

image

Foto: Vitor Barboni

Já para escolher a gravata borboleta, você deve considerar o destaque que gostaria de dar para o visual. A gravata borboleta, naturalmente, já chama mais atenção para o visual, além de trazer mais destaque para o rosto. Uma gravata para se usar com confiança! A borboleta slim é uma versão um pouco mais discreta, é uma ótima opção caso não tenha familiaridade com o modelo.

image

Use a fita métrica

Você pode conferir as dimensões das gravatas online, nas características dos produtos. Uma fita métrica pode te ajudar a ter noção das dimensões reais e também a tirar as próprias medidas para ter certeza de que o tamanho é o que você está buscando.

Como o tamanho das gravatas costuma ser padrão, na maioria dos casos não há nenhum problema, porém, muitas vezes pessoas mais altas ou baixas ficam em dúvida se o comprimento da gravata ficará bom. Neste caso, ao invés de procurar correndo por um produto sob medida, busque por dicas relacionadas ao modo de uso do produto como, por exemplo, tipos de nós de gravata que consomem mais ou menos do tecido.

Mínimos detalhes

Algumas características da produção da sua gravata devem ser analisadas na hora da compra como, por exemplo, o fechamento, o corte do tecido, os materiais, utilizados e a forma. Todo cuidado é pouco para garantir um acessório que dure por um bom tempo e tenha um bom caimento.

Você pode observar como é feito o ponto de trava que fica na parte de trás da sua gravata e é o mais importante. Quando este ponto é feito à mão, garante maior durabilidade a sua gravata.

O fechamento de uma gravata de qualidade e durável deve ser feito com pontos invisíveis e nó deslizante, pois eles vão garantir que a gravata mantenha o formato ao longo do tempo.

A entretela é outro componente que deve ser de excelente qualidade, pois ele dá o caimento e o formato da gravata, tanto na gravata slim e regular, quanto na gravata borboleta.

Tecido e acabamento

Geralmente, a forma que traz mais confiança é sentir o produto nas mãos e observá-lo pessoalmente, não é? Bom, quando isto não é possível, confira todas as imagens disponíveis no site e nas redes sociais atentamente e veja os comentários de quem já comprou sobre a qualidade do produto. Com uma boa imagem e opiniões, é fácil reconhecer a qualidade da gravata.

A gravata pode ter um acabamento opaco, acetinado ou brilhante. O tecido brilhante tem aquele aspecto brilhoso característico do cetim ou poliéster. Por isso, tecidos como algodão ou seda podem ter um acabamento mais opaco ou com um acetinado mais leve, resultando em gravatas com um aspecto mais discreto, moderno e elegante.

image
image

Confie no seu instinto

Ninguém melhor do que você para saber se um produto ficará legal. Se à primeira vista você curtir o que viu, é porque certamente a gravata está de acordo com sua personalidade e seu estilo. Vá até a página do produto, faça sua pesquisa e boas compras.

Faça perguntas

Caso não tenha encontrado o que gostaria de saber ou ainda precisa tirar dúvidas, pergunte! Mande uma mensagem ou um e-mail. Além de conferir as redes sociais, muitas vezes a sua dúvida pode ser a mesma de outros clientes e você pode ver exemplos reais que vão dar mais segurança para a sua compra.

Faça um teste

Se for comprar uma gravata online pela primeira vez, faça um teste. Compre uma gravata que você tem certeza que usará, escolha pelo modelo que você está mais acostumado, regular ou slim, e por cores mais usuais, como azul e vermelho. Use o produto por um tempo. Assim você terá mais segurança para as próximas compras.  

image

Foto: @leandrojmonteiro