Como coordenar estampas no traje

Ternos, camisas e gravatas podem trazer padrões como: o xadrez, as listras, os poás (as famosas bolinhas), entre outras variações de desenhos que se repetem. Mesmo que as vezes pareça um pouco difícil coordenar peças estampadas no traje, é uma tarefa que pode ser facilmente dominada com algumas dicas.

image

1) Cores sólidas + uma estampa

Um jeito fácil de usar estampas é quando um dos elementos tiver um padrão e, os outros, cores sólidas. Por exemplo, uma camisa xadrez com uma gravata lisa e vice-versa.

image
image

2) Estampas similares 

Para usar mais de uma estampa, se elas forem similares, pense na proporção do desenho. O espaçamento entre os padrões deve ir crescendo de dentro para fora. Por exemplo, se forem listras, elas devem ser mais unidas na camisa e mais afastadas na gravata. O mesmo vale para o xadrez, os poás, etc.

image
image

3) Mais estampas: estampas diferentes

Outro jeito de combinar estampas é misturando padrões diferentes, como uma camisa xadrez e uma gravata listrada, por exemplo. Este visual pode ajudar a passar uma mensagem mais descontraída, além de trazer um traje com mais personalidade. A ideia de diferenciar a proporção com um espaçamento crescente pode ser usada aqui também.

image

Veja também como coordenar as cores entre terno, camisa e gravata.