Frete Grátis para todo o Brasil a partir de R$200. Parcelamento em até 3x.

COM QUE GRAVATA EU VOU

As cores e suas variações de tons produzem diferentes efeitos no visual. Isso porque elas também possuem uma capacidade de comunicar algo. Um bom exemplo disso é que muitas vezes são associadas a sentimentos ou estados de espírito, como o vermelho e o amor, o azul e a serenidade, etc.  

Bom, aqui vamos focar em como elas podem ser usadas em conjunto, considerando as cores mais comuns de traje, muitas vezes tons neutros, como o preto e as variações de cinza, de azul ou bege. Uma coordenação de cores intencional entre o traje e a gravata pode criar diferentes efeitos na composição, ajudando o visual a passar a mensagem mais adequada.

Energia

Se a ideia for quebrar a sobriedade para dar mais vida ao visual, uma boa opção é criar um contraste entre cores quentes e frias. Por exemplo, como a maioria dos trajes são em cores frias e mais neutras, como o azul, o cinza e o preto, o contraste pode ser criado com cores quentes em tons vivos de vermelho e rosa.

image
image

A Living Coral, cor lançada pela Pantone em 2019, é um boa referência para criar contraste e dar mais vivacidade ao visual:

image
image

Foto: Thiago Farias

image

Foto: Ítalo César

Iluminando

Se a ideia for trazer mais luz para o visual, podem ser usadas cores quentes em tons pastéis para produzir um contraste maior, principalmente, em oposição com os trajes em tons mais escuros, como o preto, o grafite e o azul marinho. Gravatas brancas ou Off-White, por exemplo, são mais comuns em situações que precisam de destaque, como um noivo, pais ou para padrinhos de casamento, por exemplo. A coordenação com o rosa, laranja, amarelo e bege funciona bem para o dia-a-dia também.

image
image
image

Iluminação suave

Para criar uma imagem leve e moderna, cores frias em tons claros são ótimas para iluminar o traje com suavidade. Para este efeito cool, uma boa opção é usar estes tons em azul ou verde, por exemplo.

image

Foto: Fokka

image
image

Equilibrado

Alguns tons mais fechados quando coordenados com as cores mais clássicas de traje formam uma composição mais discreta mas não necessariamente apagada. Tons mais fechados de cores como o roxo, o vinho, o marrom, o verde e o azul são boas opções para uma imagem mais discreta e com uma energia equilibrada.

image

Foto: Beyond Fotografia    

image

Foto: Thiago Farias

image

Foto: Vero e bruno

Mais sóbrio

Chamamos de sóbria aquela composição mais discreta e contida, que coloca gravata e traje em cores próximas e neutras, como o preto, tons de cinza ou azul marinho. Fica bem elegante e é um jeito mais simples de construir o visual.

image
image
image

Foto: Ale Bigliazzi