Frete Grátis para todo o Brasil a partir de R$200. Parcelamento em até 3x.

05 FATOS SOBRE GRAVATAS DE TRICOT DE SEDA

As gravatas em tricot de seda costumam despertar a curiosidade de quem ainda não está familiarizado com o modelo. Isso porque elas diferem das gravatas convencionais em formato, textura e no resultado final da composição.

Na verdade, são peças versáteis que se encaixam em vários tipos de combinações. Elas trazem uma proposta moderna e sofisticada para quem quer trazer mais espontaneidade para o visual do dia-a-dia.

Listamos algumas curiosidades e dicas de como usar o acessório:

Processo

Quando falamos em gravatas de tricot de seda, estamos falando de um processo diferente de produção das gravatas tradicionais. O trabalho com o tricot é feito a partir do entrelaçamento dos fios que vão formando a gravata. Já as tradicionais são feitas a partir de tecidos prontos que vão passar por todo o processo da costura. Esta diferença faz com que a gravata de tricot tenha algumas peculiaridades, como o formato quadrado e uma textura única.

image

Ponteira reta

A gravata em tricot é geralmente finalizada com ponteira reta, com o formato quadrado, ao invés da convencional ponta triangular. É essa característica que causa o efeito surpresa que faz muita gente se perguntar como e quando usar o acessório. Mas também é o que torna esta gravata uma peça versátil para o dia-a-dia do homem contemporâneo.

image

Estilo casual

O formato da gravata em tricot de seda faz dela um acessório mais casual. Ela ajuda a fazer uma quebra sútil na formalidade do traje. O que é uma ótima ideia para quem deseja investir no estilo business casual para o dia-a-dia sem perder a sofisticação. Funciona bem para eventos mais descontraídos também. Além do terno, ela pode ser usada com blazers, jaquetas esporte fino, calças cáqui, entre outras peças híbridas.

image

Proporção

A gravata de tricot de seda, além da ponteira, costuma ser reta também nas laterais. Para criar um efeito mais moderno, que é a proposta da peça, o ideal é que não seja larga como as gravatas tradicionais. Por isso, elas geralmente possuem cerca de 6 centímetros de largura. Assim é importante levar em conta também a largura da lapela do paletó.

image

O nó

Considerando as proporções e a flexibilidade do tecido, o nó para a gravata em tricot de seda não dever ser muito grande ou com um nível de elaboração muito alto. Por isso, o ideal é optar por nós medianos e convencionais, como o Four in Hand ou o Nó Simples.  

image

Veja como escolher o nó da gravata