Frete Grátis para todo o Brasil a partir de R$200. Parcelamento em até 3x.

05 DICAS PARA ACERTAR NO TRAJE

1) Acertar o nó da gravata

Existem vários tipos de nó de gravata e eles podem ser usados a favor da composição final do traje. O estilo do nó pode consumir mais ou menos tecido e, assim, pode ajudar a deixar a gravata na altura ideal (com a ponta terminando na altura da cintura). Existem também nós mais cheios, medianos ou mais finos para preencher diferentes tipos de colarinho. E, existem nós mais fáceis e nós mais elaborados.

image

Foto: Fokka Fotografia

O mais importante é que o nó seja bem feito para mostrar o esforço em compor um visual bacana. A dedicação com o vestuário acaba mostrando muito da personalidade e da autoestima. Para quem não tem o costume de usar gravatas no dia-a-dia, é legal praticar alguns nós antes de algum evento.

Conheça o nosso Guia de Nós

2) O lenço de bolso e a gravata

Esses dois acessórios caem muito bem no traje social. Juntos, formam uma bela dupla e elevam o visual a outro patamar. Mas, não devem ser combinados. Quer dizer, eles não devem ser iguais, pois assim acabam deixando o visual um pouco infantil. O ideal é que eles sejam coordenados. E, para isso, existem algumas dicas legais: como coordenar.

image

Foto: Vitor Barboni

3) Capriche no ajuste

Independente do corte do terno que você escolher, seja ele slim ou mais tradicional, o ideal é que ele tenha o tamanho correto para você. O terno pode ser feito sob medida ou ajustado pelo alfaiate especialmente para as suas medidas. É importante observar o caimento nos ombros, a manga do paletó, o comprimento da camisa, a barra da calça e todo alinhamento do traje no seu corpo.

image

Foto: Ale Bigliazzi

4) Os botões do paletó

Os ternos mais comuns possuem o paletó com dois ou três botões. O último botão do paletó nunca é fechado, apenas os primeiros. Portanto, paletó com dois botões, feche apenas o de cima. Paletó com três botões, feche os dois de cima para baixo.

image

Foto: Thiago Farias

5) Acessórios bacanas

Quando se veste um traje para uma ocasião formal, é legal trocar alguns acessórios que costumam ser mais usados no dia-a-dia. Por exemplo, relógios esportivos com a pulseira emborrachada não combinam muito com o traje social, pode ser substituído por um de metal ou couro, por exemplo. Assim como usar muitas joias ao mesmo tempo, como cordões e anéis.

Se a intenção for quebrar a formalidade do traje, a composição pode ser feita com outros acessórios do universo social, mas com características e ajustes mais leves, como um lenço de bolso com uma dobra mais descolada ou uma gravata de tecidos com uma textura mais rústica, como o linho e a lã.

image
image