Frete Grátis para todo o Brasil a partir de R$200. Parcelamento em até 3x.

Como escolher o tecido da sua gravata

O tecido é uma das primeiras coisas a serem consideradas ao escolher uma gravata. Isto porque eles diferem um dos outros em propriedades e formas de produção e formam gravatas com aspectos diferentes.

Eles podem ser mais leves ou mais encorpados. Podem ter mais ou menos elasticidade, influenciando nos cuidados ao guardar, pois podem amassar com mais facilidade. Podem ser mais ou menos respiráveis, adequados à diferentes temperaturas, entre outros detalhes.

As características de cada tecido são importantes para a escolha do tipo de traje que a gravata vai acompanhar, da ocasião de uso, do clima, e por aí vai.

Tecidos naturais são sempre opções mais elegantes – e sustentáveis. Cada um com suas particularidades. Descubra como escolher sua gravata por tecido.

Algodão

O algodão é um tecido leve, ideal para climas quentes e tropicais, como é o caso do Brasil. Mas por ser um tecido respirável, também funciona em temperaturas mais frias. As fibras do algodão absorvem e liberam a umidade do corpo, ajudando a manter o frescor. Por ser um tecido natural, é também mais sustentável.

image
image

Usos

A gravata de algodão é menos formal, mas funciona bem com as peças sociais do dia-a-dia, por isso é uma boa opção para o trabalho, por exemplo. Ela também fica bem bacana para eventos sociais à luz do dia ou mesmo aqueles mais descontraídos, que não exigem tanta formalidade, mas pedem um toque elegante.

image

Foto: Marcelinos Fotografia

image

Foto: Thiago Farias

Seda

A seda é um tecido nobre e naturalmente acetinado. Sua composição provém de fibras naturais que formam um tecido confortável, leve, macio e, ainda, resistente. Além disso, a seda é um tecido que absorve bem a umidade, funcionando bem em climas quentes. Em climas frios, tem propriedades parecidas com a lã, isto é, não conduzem calor e mantém o corpo aquecido.

image

Usos

A seda é um tecido apropriado para situações formais, seja no cotidiano de trabalho, deixando o visual sempre pronto para uma reunião ou uma apresentação importante, seja para um evento mais sofisticado. A gravata de seda acompanha bem os tecidos do terno.

Jacquard

O jacquard de puro algodão ou de pura seda tem os mesmos benefícios destas fibras naturais com algo a mais: a textura. O jacquard é um tipo de tecido mais elaborado. Sua trama é o diferencial. A textura do jacquard é feita no próprio tear, com o entrelaçamento dos fios, ou seja, não passa por outros processos como estamparia ou bordado. O jacquard é um tipo de trama que cria tecidos diferenciados, resistentes e de qualidade superior. Pode ser feito a partir de diferentes fibras, como a seda e o algodão.

image
image

Usos

O jacquard é um tecido mais sofisticado. Em algodão, ele funciona bem para o dia-a-dia no trabalho, para quem adota a vestimenta formal, e para eventos sociais mais sofisticados. O jacquard de seda deixa o traje ainda mais elegante, por isso, pode ser usado tranquilamente em uma situação com um nível maior de formalidade, como um casamento, por exemplo.  

image

Foto: Simone Lobo

image

Foto: Ale Bigliazzi

A lã é um tecido com algumas propriedades impressionantes. As fibras absorventes da lã tem a capacidade de regular a temperatura, pois mantém o corpo seco no calor ao absorver a umidade, e aquecido no inverno, ao isolar o frio. O tecido ainda tem uma elasticidade natural, fazendo com que as peças feitas de lã mantenham sua forma original com mais facilidade e sem amassar.

image

Usos

A lã é um tecido versátil, ele funciona bem com o traje formal e semiformal, como o terno completo ou até mesmo jaquetas sociais e blazer, por exemplo. Por isso, a gravata em lã cai bem com a roupa social para o dia-a-dia de trabalho, ou para eventos mais casuais.

Linho

O linho também é um dos tecido mais antigos do mundo, feito a partir de fibras vegetais, que lhe proporcionam um aspecto mais rústico. O linho possui algumas propriedades interessantes: é um tecido mais grosso, mas é leve e suave ao mesmo tempo, assim garante maior conforto ao uso. Além disso, em geral o linho é bastante resistente e durável, ele não estica e é um dos únicos tecidos que ficam mais resistentes quando molhados. Por essas características, é também um tecido bastante apreciado no verão.  

image

Usos

O linho, por ter um aspecto rústico, é um tecido mais casual, apropriado para a luz do dia e trajes semiformais. Também funciona muito bem para casamentos diurnos ou noturnos com uma pegada mais rústica, como praia ou campo.