Frete Grátis para todo o Brasil a partir de R$200. Parcelamento em até 3x.

SUSPENSÓRIO E GRAVATA BORBOLETA

A construção do visual com acessórios pode ir além do básico terno e gravata. Uma boa opção para criar uma composição alternativa e harmônica, é a dupla suspensório e gravata borboleta.

A combinação entre as duas peças pode ser usada em ocasiões que vão do formal ao casual. Separamos algumas dicas para ajudar na escolha do visual, do mais clássico ao mais descontraído.

Claro, lembrando sempre que o suspensório deve combinar com os sapatos, enquanto a gravata borboleta pode ser coordenada com o restante do traje, como camisa e paletó.

image
image

Foto: Aline Ferreira Fotografia

Clássico

Um visual clássico para o traje de um evento social formal pede gravatas borboletas em cores neutras, como o branco, o preto e os tons de cinza. Os suspensórios vão combinar com os sapatos, mas o ideal é que sejam em tons de marrom ou preto. O fechamento deve ser com os botões, que é um jeito mais sofisticado de usar suspensório.

image

Descontraído

O semiformal ou mais casual pode ser aquele traje do dia-a-dia ou de um evento social mais leve e intimista, como um casamento rústico, no campo, na praia ou um miniwedding no jardim, que apesar de ser uma ocasião que pede um visual elegante, dá mais abertura para composições mais criativas.

Aqui, a escolha por uma gravata borboleta com mais ou menos brilho pode ser feita considerando o horário do evento. Por exemplo, um tecido mais opaco para a luz do dia e um tecido com o acabamento mais acetinado para a noite.

image

A escolha das cores também é mais aberta, tanto para a borboleta, quanto para o suspensório. Quando o suspensório é colorido, basta ver a cor que ele traz nos detalhes da presilha para coordená-lo com os sapatos. Eles podem trazer os detalhes em tons de marrom ou preto, por exemplo.

image

Em ocasiões menos formais, com um toque mais casual, os suspensórios podem ser presos com o clip ao invés de botões, pois esta também é uma forma de quebrar um pouco da rigidez do traje.

image

Foto: Jeffe e Gal

image

Os suspensórios em cores neutras, como o preto, o cinza e os tons de marrom, costumam coordenar mais facilmente com qualquer cor de gravata borboleta. Para coordenar as cores das gravatas borboletas com os suspensórios coloridos, temos algumas dicas:

image

Foto: Vitor Barboni

image

Foto: Ítalo César

Monocromático

A combinação monocromática pode trazer a mesma cor, mas variando a tonalidade, evitando assim que os tons sejam exatamente os mesmos. A ideia é criar aquele visual tom sobre tom, que traz mais contraste para o traje, quebrando um pouco a monotonia. Por exemplo, um suspensório azul marinho com uma borboleta azul claro, e por aí vai.

Cores próximas

A combinação também pode ser feita entre cores próximas, como o azul e o verde, que são duas cores frias que ficam bem juntas. Por exemplo, um suspensório azul marinho e uma gravata borboleta verde.

image
image

Cores que fazem contraste

Uma cor quente e uma cor fria podem ajudar a criar um contraste bacana entre o suspensório e a gravata borboleta no traje. Como um suspensório marsala e uma gravata em tons azul.

image
image

Com a escolha do traje e dos sapatos, fica mais fácil coordenar as cores dos acessórios e ir adicionando camadas à composição. Você pode optar, por exemplo, por não usar paletó, apenas suspensório e borboleta e, assim, fazer a coordenação apenas entre eles. O mais importante é sempre se sentir bem com o resultado.