Frete Grátis para todo o Brasil a partir de R$200. Parcelamento em até 3x.

ACESSÓRIOS PARA UMA ENTREVISTA DE EMPREGO

Assunto complicado, mas não precisa ser.  O importante é entender o código de vestimenta da empresa e adequar às peças que você tem. O ideal é estar bem arrumado para mostrar que se importa com a entrevista, mas de um jeito discreto, sem exageros. 

image

Claro que a ideia de bem arrumado pode variar de acordo com o código de vestimenta da empresa e da área de atuação. O nível do cargo também deve ser considerado, por exemplo, uma vaga que pede mais experiência acaba pedindo um visual mais sóbrio que uma vaga de estágio, ocupada geralmente por perfis mais jovens. E por aí vai. 

Onde os acessórios entram? Bom, é simples. Eles fazem parte do universo social. Setores como o jurídico, financeiro e vendas, por exemplo, costumam pedir uma gravata, pois faz parte da cultura. Mesmo que algumas esferas, como os bancos, venham tirando a obrigatoriedade do uso no dia-a-dia para algumas áreas, é uma peça importante que demonstra maturidade à primeira vista e transmite confiança.

Mas, em outros casos, em ambientes mais casuais e cargos mais criativos, o visual semi formal funciona bem. Ele traz uma mistura entre peças casuais e sociais, ajudando a causar uma boa primeira impressão.

Para ajudar, preparamos algumas dicas para escolher as peças adequadas para cada situação:


Ambiente formal

image

Se o ambiente é mais formal e o cargo pede terno e gravata, prefira cores sóbrias, tanto para o traje quanto para a gravata. Um terno preto, azul ou grafite são ótimas pedidas. Prefira gravatas em cores mais frias e discretas, como azul, cinza ou marrom. Ou tons mais escuros, como uma gravata vinho ou um verde escuro. Para compor, você pode fazer um tom sobre tom com o terno, por exemplo, um traje azul marinho com uma gravata azul clara. Ou, pode trazer um ponto de cor para o traje com a gravata, um terno grafite com uma gravata vinho, por exemplo. É importante não abusar de estampas logo de cara, prefira um visual sólido ou com texturas leves.

image
image

Ambiente semi formal

image

Áreas ligadas à tecnologia, cargos mais altos em empresas criativas, startups, entre outras. Estes são alguns dos exemplos de ambientes onde o semi formal pode se encaixar. Neste caso, se a gravata não for uma exigência, existem recursos que deixam o visual bacana, como, por exemplo, um lenço de bolso no terno. Outra opção é a mistura de peças do traje social, como o paletó, blazer, ou colete, com uma calça sarja. Um suspensório por baixo do paletó, em que o acessório só aparece quando você se movimenta, pode dar um toque de modernidade no visual.

image
image

Casual

No visual mais casual, o jeans, desde que com um bom corte e mais polido, pode ser usado com uma camisa social ou mesmo uma camisa de algodão com blazer. Neste caso, aposte em um lenço de bolso em tecidos leves, um detalhe que faz toda a diferença na apresentação.

image