Frete Grátis para todo o Brasil a partir de R$290. Parcelamento em até 3x.

AO TRABALHO: INSPIRAÇÕES PARA CADA TIPO DE AMBIENTE

O grau de formalidade do seu ambiente de trabalho vai indicar a direção a seguir. Muitas vezes, o problema é que quanto mais informal, mais difícil acertar na roupa. Para medir a formalidade do ambiente, além de observar atentamente o dress code e se adequar à cultura da empresa, você pode pensar no tipo de trabalho que você desenvolve e quais são os próximos passos na sua carreira. Está na hora de assumir mais responsabilidades e ganhar a confiança do chefe? A maneira como você se veste vai te ajudar a mostrar uma nova postura.

VAMOS IMAGINAR 3 CASOS:

1° caso: mais seriedade
Se você é um gestor (ou está de olho na posição) ou é diretamente responsável pelas finanças ou questões jurídicas do seu cliente, seu traje deve indicar mais seriedade e passar mais credibilidade. O terno é composto de três peças: calça, paletó e colete. O colete pode ser dispensado nesse caso, mas os acessórios são fundamentais no seu dia-a-dia. A gravata é a peça chave para variar o visual. Com a mesma calça, paletó e camisa, é possível montar diversas combinações.

image
 


Você ainda pode sair da mesmice com uma gravata com uma padronagem diferente. Não quer errar? Aposte nos tons de azul ou vermelho, as cores mais usadas pelos poderosos. Usar um prendedor também adiciona elegância no visual. Perfeito para uma reunião importante ou uma celebração corporativa.

Dica: Os demais acessórios como relógio e a fivela do cinto, devem acompanhar a cor também. Prata com prata. Dourado com dourado.

image
 



2° caso: seriedade + criatividade
Se você não lida diretamente com dinheiro em seu trabalho e pode ser mais flexível e criativo, como áreas de Marketing, Vendas, Arquitetura, entre outras, saiba que é possível encontrar o meio termo. Você pode usar roupa social sem a obrigação de terno e gravata e com mais criatividade.

image
 


Isso porque você não precisa necessariamente de todas as partes do terno, certo? Você pode usar mais camisas com estampas, paletó ou blazer e calça social de cores diferentes, ou colete e gravata sem o paletó, entre outras possibilidades, sem descaracterizar o traje.

image
 


Aqui os acessórios podem fazer toda a diferença, como um lenço de bolso. O lenço de bolso é um acessório sutil, mas que faz muita diferença no resultado final. Outra maneira, é usar uma gravata Slim com prendedores coloridos. Com uma mesma gravata, você consegue montar visuais diferentes. A cor do prendedor deve acompanhar a da gravata, um tom acima ou um tom abaixo. Ou, você pode usar cores complementares também, como laranja e roxo, azul e vermelho.

image
 



3° caso: mais criatividade
Quanto mais artístico e criativo o trabalho, como é o caso de quem trabalha com entretenimento, publicidade e até startups de tecnologia, mais casual a roupa pode ser. O ambiente é ainda menos formal, você tem mais liberdade e o social não é uma obrigação. Mas, você ainda precisa estar bem arrumado porque, afinal, é trabalho. Principalmente, em um papel de liderança.

Nesse caso, uma boa dica é misturar as peças sociais com roupas casuais. Calça jeans, sarja ou outro tecido, com camisa social ou uma mais casual de colarinho e botão fazem o jogo muito bem. Você ainda pode dobrar as mangas da camisa para ficar com o visual mais despojado.

image
 

Se no meio do caminho tiver uma reunião importante ou um evento e você quiser caprichar, tenha complementos ao seu alcance. Como uma gravata borboleta ou uma gravata slim, com uma padronagem diferente e um prendedor colorido, transmitindo criatividade e inovação para o seu visual.

image