7% de desconto na PRIMEIRA COMPRA com o cupom BONJOUR | Frete grátis a partir de R$380

A GRAVATA DO NOIVO

O uso da gravata e de outros acessórios, como um colete ou um suspensório, no traje do grande dia, é essencial. São esses detalhes que ajudam o noivo a ocupar o seu lugar na cerimônia, destacando-se dos demais convidados.

image

Para escolher a gravata do grande dia é preciso levar em conta alguns elementos que fazem parte do jogo. Por um lado, podemos considerar aqueles aspectos que dependem apenas do noivo, como sua personalidade, seu estilo, seus gostos e preferências, etc.

O casamento é uma celebração que pede a melhor versão do estilo de cada um. Por ser um dia único, abre bastante espaço para a imaginação. Mas o noivo precisa se sentir confortável com o acessório que escolher, para poder aproveitar o grande dia com confiança. Por exemplo, a gravata borboleta é uma peça elegante que ajuda o noivo a se destacar, mas nem todo mundo fica à vontade com ela, e aí as gravatas mais tradicionais são boas opções.

image

O segundo aspecto trata das questões que têm influências externas. Como, por exemplo, os detalhes da cerimônia, como horário, local, estilo, etc. Esses elementos vão ditar o traje e direcionar a escolha da gravata.

Separamos algumas dicas por modelos, tecidos e acabamento, tentando sempre levar em conta todos os aspectos que falamos, para ajudar o noivo na escolha da gravata ideal para o seu casamento.

 

 Modelo slim ou regular

image

Na verdade, a largura da ponteira da gravata deve acompanhar o tipo de corte do traje e a largura da lapela do paletó. Por exemplo, os trajes mais modernos, com o corte slim, pedem uma gravata com a largura da ponteira mais fina, como o modelo slim. Assim como os cortes mais tradicionais, com a largura da lapela mais larga, pedem uma gravata regular.

 

Quando escolher uma gravata borboleta

image

A gravata borboleta é uma peça atemporal e traz um toque sofisticado ao traje. Ela sempre foi considerada uma peça mais formal, mas vem ganhando ares mais modernos e até um estilo mais descontraído com cores, estampas e texturas.  

image

O modelo borboleta pode ser considerado em qualquer ocasião que peça um traje com gravata. Ela tem sido cada vez mais a preferência entre os noivos, isto porque ela é uma peça que se destaca, sai do lugar comum e ajuda a deixar o noivo, com cara de noivo! Sem dúvida, o casamento é uma ótima desculpa para usar uma gravata borboleta.

image

Foto: Ale Bigliazzi

 

Como escolher o tecido 

image

A escolha do tecido está mais relacionada àqueles elementos externos que falamos acima, como o local e o horário da cerimônia. A composição dos tecidos traz acabamentos diferentes para as gravatas, como uma textura mais rústica, mais ou menos brilho, e por aí vai.

 

Seda

image

O tecido 100% seda tem o corpo leve, feito a partir de fibras naturais. Faz gravatas com o caimento elegante e com um acabamento naturalmente acetinado, mas sem brilho excessivo, trazendo um aspecto mais sofisticado. Nas cores e tons mais neutros, é ideal para casamentos noturnos, mais clássicos, com o traje completo. Há também opções com cores mais vivas e estampas que ajudam a quebrar um pouco a formalidade do traje.

image

 

Tricot de seda

As gravatas em tricot de seda são peças mais casuais. Elas trazem o diferencial da ponteira quadrada e a textura mais rústica do tricot, trazendo mais leveza e ajudando a quebrar a monotonia do traje. É uma opção para casamentos mais intimistas e com um toque rústico.

image

 

Algodão

O algodão é um tecido leve e natural que  traz um acabamento opaco e é uma boa pedida para eventos mais intimistas ou à luz do dia. 

image

Já o jacquard de puro algodão tem a trama como diferencial. A textura do jacquard é feita no próprio tear, com o entrelaçamento dos fios, ou seja, não passa por outros processos como estamparia ou bordado. O resultado é uma gravata mais sofisticada, com o acabamento levemente acetinado, que cai muito bem para eventos formais, diurnos ou noturnos.

image

 

A lã é um tecido de corpo médio e sua elasticidade natural resulta em gravatas que mantém a sua forma original com facilidade, sem amassar. Gravatas em lã trazem um aspecto mais rústico. Sendo muito apreciada em casamentos no campo ou em um jardim. Apesar de ser mais comum no inverno, por ser um tecido respirável, a lã acaba sendo confortável em qualquer clima.  

image

Há também variações que trazem composições entre tecidos naturais, como a mistura de lã com seda, que traz os benefícios das duas fibras, unindo o aspecto rústico da lã com a sofisticação da seda. 

image
image

 

Linho

image

O linho é feito a partir de fibras vegetais e também traz um aspecto mais rústico. Mas apesar de ser um tecido grosso, sua leveza é bem confortável ao uso. O linho é um tecido que fica ainda mais resistente quando molhado. São gravatas também muito apreciadas para cerimônias mais rústicas, ao ar livre, como no campo ou na praia.

image

 

03 tipos de nós adequados para diferentes cerimônias

 

Windsor

image

É um nó elegante, simétrico, volumoso, preenche bem o colarinho, ideal para trajes formais em cerimônias mais clássicas.

 

Half Windsor

image

É um pouco menos volumoso que o Windsor e também simétrico. Acaba sendo um pouco mais leve e funciona para todos os tipos de cerimônia.

Simples

image

É um nó mais fácil de fazer que os outros. Ele funciona bem com tecidos mais grossos, como a lã e o linho, por isso, vai bem para cerimônias mais rústicas e descontraídas.

Confira também o nosso Guia de Nós.

O Francês Gravataria usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.