Frete Grátis para todo o Brasil a partir de R$290. Parcelamento em até 3x.

A ROUPA DO MÉDICO

O médico é rapidamente associado à roupa branca, que precisa estar sempre impecável, pois apresenta manchas mais facilmente. É um jeito de mostrar que tudo está em ordem e levar segurança para os pacientes. Uma convenção da área, o jaleco é uma espécie de uniforme, pois ele tem a função de proteger do contato direto com a roupa e a pele, e mostra maior cuidado.

Mas, nem só de jaleco vive um médico, a roupa social é uma parte importante do dia-a-dia. A formalidade do traje transmite confiança e credibilidade, aspectos importantes na profissão. O visual formal é importante não apenas para a relação do médico com seus pacientes, mas também com seus colegas e superiores, além das diferentes situações profissionais, como conferências, congressos, reuniões e outros eventos importantes.

gravata para o médico

Separamos algumas dicas de coordenação que incluem, claro, roupas brancas, terno, além de gravatas e acessórios para o médico.

Para as situações do dia-a-dia

Para o dia-a-dia no consultório, o médico não precisa necessariamente estar de jaleco, mas é importante pensar que ele poderá ser incluído no visual a qualquer momento. Para isso, é importante considerar uma camisa social branca ou em tons claros, além de um colarinho como o button down, que fica bem ajustado e preso, sem o risco que ficar disputando com os instrumentos que o médico precisa usar no dia-a-dia.

Cores de gravatas

Para a gravata, a sugestão são tons neutros e pastéis, um pouco mais escuros que o branco, mas que não destoem tanto. Cores que transmitem segurança, como o azul, o bege, o verde, ou mesmo a sobriedade do cinza. Com o jaleco, por exemplo, a gravata é a peça que ganha maior destaque. Por isso, além da cor, é preciso considerar o tecido e a textura.

gravata para médico

Tecidos naturais

Os tecidos naturais, além de respiráveis e mais confortáveis ao uso, trazem o acabamento com um acetinado suave e discreto, sem muito brilho, o que ajuda a manter a harmonia da composição, principalmente quando existe a predominância de roupas brancas.

Jacquard de seda

O jacquard de seda é uma boa opção de tecido para a gravata do médico, ele traz as texturas discretas de padronagens feitas na própria trama, que não passa por estamparia ou bordado. Como a gravata é o destaque, é importante que estampas e texturas não destoem da composição. Além disso, a seda é um tecido naturalmente acetinado e traz um visual elegante que ajuda a dar um ar mais sofisticado e profissional.

gravatas para médicos

Lã com seda

A lã é um tecido de alfaiataria de corpo médio e com uma textura mais grossa, ela ajuda a trazer um visual atemporal e sóbrio para a gravata. Quando misturada com a seda, forma um tecido mais suave e moderno e cria gravatas com aquele ar profissional.

gravata médico

gravatas para médico

Algodão

O algodão é uma boa pedida para o dia-a-dia. Ele pode trazer o acabamento mais opaco ou levemente acetinado, sua textura é discreta e mais casual, o que cai muito bem para gravatas que vão compor o traje social com menos rigidez, trazendo mais leveza para o visual, sem tirar o profissionalismo do traje formal.

gravata azul para médico

Para eventos profissionais

O médico, definitivamente, está entre os profissionais que precisam trazer o traje formal. Os eventos profissionais da área também pedem maior cuidado. Um congresso, por exemplo, além da oportunidade de dividir experiências e ganhar conhecimento, é um momento para profissionais se destacarem e trocarem contatos valiosos com colegas da área.

A sugestão é ter sempre um terno bem alinhado e uma boa gravata de seda ou mesmo algodão para estas ocasiões sociais menos sofisticadas. A gravata pode ser coordenada com o tom do terno e trazer cores mais enérgicas, como o vermelho e variações, como o vinho, o marsala ou o rosa, por exemplo. Cores como o azul, o cinza ou marrom, também são boas opções. Independentemente da cor, tons mais escuros criam um visual mais sóbrio, enquanto os mais claros trazem mais dinamismo para o traje. Escolha a mensagem que você quer passar.

gravata para médico

gravata azul para médico

gravata verde para médico

gravata verde para médico

gravata vermelha para médico

gravata rosa para médico

Acessórios

Prendedor de gravata

O prendedor de gravata ajuda a manter a gravata presa ao corpo nas situações do dia-a-dia. Ele ajuda a dar mais flexibilidade e deixar os movimentos mais confortáveis e seguros quando se está usando uma gravata. Para isto, ele deve ser posicionado entre o terceiro e o quarto botão da camisa, contando de cima para baixo.

prendedor de gravata

Suspensório

O suspensório pode ser usado para substituir o cinto no traje. Ele é confortável ao uso e ajuda, por exemplo, a deixar o visual mais alinhado quando é preciso usar o jaleco. Ele ficará por baixo e não vai marcar como o cinto poderia fazer em algumas situações. O suspensório pode ser usado com clip ou botão.

suspensório masculino

suspensório masculino para médico