Frete Grátis para todo o Brasil a partir de R$290. Parcelamento em até 3x.

COMO COORDENAR: TERNO, CAMISA E GRAVATA

Existem inúmeras opções (e, portanto, possibilidades) de cores e estampas para terno, camisa e gravata. O terno geralmente traz tons mais neutros, como o azul marinho, preto, cinza ou mesmo bege, o que aumenta as possibilidades de combinação com a gravata. A combinação ideal costuma vir do bom senso, da experiência e da personalidade de cada um. Mas, às vezes, esses fatores podem precisar de um empurrãozinho, como algo mais objetivo e certeiro.

Vamos mostrar algumas regras que podem te inspirar para que você encontre a melhor combinação. Vamos tratar primeiro da regra das cores sólidas, em seguida podemos adicionar estampas à combinação.


A RODA DAS CORES

O círculo cromático serve como um guia para ajudar a encontrar a melhor forma de combinar cores sólidas entre as três peças: terno, camisa e gravata.

A) Uma cor variando o tom

image
 

Uma forma de combinar os elementos é usando cores monocromáticas, mas obrigatoriamente variando o tom entre elas. O ideal é que a gravata tenha sempre um tom mais escuro que a camisa. Um bom exemplo é uma gravata azul mais escura sobre uma camisa azul mais clara.

image
 

Gravata Slim Marine Fishbone + Lenço de Bolso Marlin


B) Cores similares

image
 


As cores similares são vizinhas no círculo cromático (as cores análogas). Para usá-las na combinação, escolha um tom claro para a camisa e considere que a gravata deve ter o tom mais escuro, assim, uma camisa azul pode combinar com uma gravata verde com um tom mais escuro. Já o terno pode ter tons mais escuros como a gravata e os dois formarem uma combinação com cores similares. Neste caso, prefira a camisa branca, que é a mais neutra.

image
 


Gravata Slim Essential Mint
 + Lenço de Bolso Essential Serenity


C) Cores complementares

image
 

As cores complementares são opostas no círculo cromático e causam um impacto maior. Você pode formar um contraste bacana, como os tons de azul e vermelho ou verde e roxo, que são um bom exemplo de esquemas de cores utilizados.

image
 


Gravata Slim Essential Tangerine
 + Lenço de Bolso Essential Navy


AS ESTAMPAS
Ternos, camisas e gravatas podem trazer padrões, como xadrez, listras, bolinhas, etc. Por isso, além de como combinar as cores, é preciso saber como usar as estampas no traje. As estampas podem ser usadas combinadas com uma ou mais cores sólidas ou um ou mais padrões.

A) Cores sólidas + uma estampa

image
 

Um jeito fácil de usar estampas é quando um dos elementos tiver um padrão enquanto os outros possuem cores sólidas. 

image
 


Gravata Slim Polka Blue Reverse + Lenço de Bolso Essential Fog


B) Estampas similares

image
 

Para usar mais de uma estampa, se elas forem similares, pense na proporção do desenho. O espaçamento deve ir crescendo de dentro para fora. Por exemplo, se forem listras, elas devem ser mais unidas na camisa e mais afastadas na gravata.

image
 

Gravata Slim Polka Marine + Lenço de Bolso Daylight


C) Mais estampas: estampas diferentes

image
 

Outro jeito de combinar estampas é misturando padrões diferentes, como xadrez e bolinhas, por exemplo. A ideia de diferenciar a proporção com um espaçamento crescente pode ser usada aqui também.

image
 


Gravata Slim Graphite Dots + Lenço de Bolso Gray Paisley