Frete Grátis para todo o Brasil a partir de R$290. Parcelamento em até 3x.

COMO SE VESTIR PARA O SEU CARGO

Cada fase da carreira profissional tem suas particularidades. Já falamos sobre os cuidados com a forma de se vestir no início da carreira, a proposta agora é avançar um pouco e trabalhar a roupa mais apropriada para cargos de diferentes níveis.

Certamente, se o seu trabalho pede paletó e gravata, ele já está em um ambiente mais formal, algumas profissões, tradicionalmente, pedem trajes que exprimem credibilidade. O fato é que a roupa social, historicamente, tem esta função.

image

O mesmo vale para os diferentes cargos. Quanto maior a complexidade e a carga de responsabilidade em um trabalho, como gerenciar uma equipe, tomar decisões ou apresentar-se constantemente diante de um cliente passando uma mensagem de confiança, maior é o cuidado com a imagem profissional e em como devemos nos posicionar.

Já parou para pensar se o traje do dia-a-dia está refletindo a imagem que você quer passar?

Vamos pensar em três diferentes níveis: júnior, pleno e sênior. Como você imaginaria a roupa destes profissionais no ambiente de trabalho formal?

Sênior

Geralmente ocupado por pessoas com grande experiência na área de atuação e maior maturidade profissional, com mais responsabilidades e exigências interna e externamente. Neste nível, o guarda-roupa também já amadureceu. Ele já sabe que um traje bem alinhado e uma boa gravata devem estar sempre à disposição. Aqui, tecidos naturais e sofisticados para o terno e para a gravata, como a lã e a seda, ajudam a compor a ideia.  

image
image

Outros acessórios, como um suspensório, um prendedor de gravata e um lenço de bolso, além das suas funcionalidades no traje, ajudam a manter um alinhamento impecável, enquanto mostram o cuidado com a imagem pessoal.

image

Mais alto o cargo, maior é o exemplo, certo? Sim, isto faz sentido. Mas além de uma imagem respeitável, é preciso trazer uma dose de carisma, afinal, liderança também é conquista. Para este desafio, aposte em cores que combinem com você, além de padronagens sofisticadas, como o jacquard. Ou mesmo estampas, como poás, à la Winston Churchill. Você pode ser uma pessoa descontraída, ocupar um cargo de destaque e equilibrar o seu estilo em um ambiente formal.  

 Pleno

Um cargo que traz uma característica interessante: a posição intermediária. Ele é mais avançado que o júnior, mas ainda não atingiu a maturidade do nível sênior. O que quer dizer? Bom, ele precisa apresentar uma imagem pessoal um pouco mais cuidadosa que o primeiro e deve prestar atenção para não ofuscar o segundo. A vestimenta também é uma forma de ocupar espaços no ambiente de trabalho. Por isso, aposte nas peças sociais e bons tecidos de alfaiataria.

Basta fazer as escolhas certas. O cargo traz mais liberdade, pois já demonstra mais maturidade profissional, mas sem abrir mão do social e bem alinhado. Para os acessórios, gravatas de algodão, lã ou seda são opções que trazem um acabamento moderno, mais opaco ou com um acetinado sutil. Para balancear a rigidez do traje social, a gravata pode trazer estampas simples, que misturem cores neutras, como poás ou listras. Estes são apenas exemplos, mas já dá para ter uma ideia de como criar uma composição equilibrada. Cores e tons mais abertos também já são bem-vindos por aqui. Explore as opções.

image
image
image
image
image

Júnior

A não ser que o traje completo seja parte do código de vestimenta da empresa, ou uma demanda para algum dia importante, roupas sociais mais leves são essenciais. O nível júnior está representado, geralmente, por pessoas que estão recém-formadas ou iniciando a carreira. Elas trazem ideias inovadoras e o vigor, mas ainda estão ganhando experiência profissional, assumindo aos poucos mais responsabilidades e tarefas.

image
image

É claro que todos querem ser bem vistos, como profissionais, mas este é um cargo que está amadurecendo, então aquele visual big boss não é o ideal. Assim como também é a hora de abandonar o estilo mais casual no ambiente de trabalho.

Há opções leves e modernas, como gravatas de algodão ou mesmo a lã com seda, por exemplo. Tons sóbrios em cores frias, como o azul, o verde, o bege e o cinza, transmitem mais credibilidade e maturidade. A mistura de peças sociais e casuais também ajuda a balancear a imagem, como uma calça de sarja com uma camisa social.

image
image

Confira também o post anterior: como se vestir no início da carreira